A seleção brasileira masculina de vôlei, venceu a Argentina por 3 x 1 (25/20, 19/25, 25/23 e 25/21) e sagrou-se campeão sul-americano de 2011.
Já no início da partida deu para se ter ideia de como seria dura a vida do Brasil durante o jogo, pois os argentinos jogaram forçando o saque o tempo inteiro, o que levou a errar muito, mas seria a única forma de quebrar o passe brasileiro, que não esteve tão bem neste sul-americano, e dificultar as jogadas de ataque, mas o Brasil jogou melhor e fechou o 1º set, mais em função do grande número de erros argentinos do que dos seus acertos.
No 2º set, foi a vez do Brasil não sacar bem, facilitando a ação do atacantes argentinos, que contavam com boas assistências do levantador De Cecco, que foi um dos melhores em quadra, fora que o bloqueio argentino cresceu, e foi uma das armas da equipe para fechar o segundo set.
No 3º set, mesmo sem uma boa atuação dos seus opostos, tanto Wallace, que iniciou jogando, como Théo, o Brasil, abriu vantagem no placar, mas depois os argentinos se acertaram em quadra e as duas equipes fizeram o melhor set da partida, mantendo um equilíbrio no set até o seu final, mas com a vitória brasileira.
No 4º set, Brasil melhor em quadra novamente, aproveitando melhor os contra-ataques, mesmo em um set equilibrado, onde as armas argentinas foram os ataques Quiroga e Conte. Com mais atenção em quadra, o Brasil aproveitou melhor o seu ataque e saque, e finalizou o set em um saque do central Sidão.
Senti falta nesta partida um pouco mais de jogadas pelo meio-fundo com Dante e Murilo que foram pouco aproveitados nesta passagem pelo fundo de quadra.
Brasil e Argentina, garantiram vaga para a Copa do Mundo do Japão, que será disputado de 20 de novembro a 4 de Dezembro, em busca do maior objetivo, que é garantir a classificação para as Olimpíadas de Londres em 2012, mas para isto, o Brasil vai ter que melhorar em alguns aspectos, como o nível de concentração da equipe e o passe, que não veem muito bem.
Na próxima semana, na Quarta-feira, dia 28, inicia a caminhada da seleção feminina em busca do título sul-americano, e aqui no blog você terá todas as informações desta competição.
Classificação final:
1-Brasil
2-Argentina
3-Venezuela
4-Colômbia
5-Chile
6-Paraguai
7-Uruguai
Prêmios individuais:
Melhor atacante: Dante Amaral (BRA)
Melhor bloqueador: Sebastián Solé (ARG)
Melhor saque: Kervin Pinerúa (VEN)
Melhor levantador: Luciano De Cecco (ARG)
Melhor defensor: Serginho (BRA)
Melhor recepção: Serginho (BRA)
Melhor líbero: Serginho (BRA)
MVP: Serginho (BRA)