sábado, 3 de abril de 2010

Lesões - como previnir

Como todos sabem, acabei de lesionar meu joelho novamente. Eu já sabia que isto poderia acontecer pois vinha jogando com o meu ligamento cruzado anterior rompido, mas a vontade de estar em quadra é muito maior que a lesão, mesmo jogando com um protetor articulado para o joelho e tendo cuidados que sempre pautaram a minha vida de atleta, pois continuo me cobrando e dedicando da mesma forma de quando iniciei no voleibol a 27 anos atrás.

Bom, chega de lero é vamos ao que interessa. Vou lembrar abaixo, algumas dicas que, os atletas, não devem esquecer. Leiam e espero que gostem.

* Fazer pelo menos 10 minutos de exercícios leves para aquecer articulações, tendões e músculos antes de iniciar seu treino.

* Alongar antes e após o treino, mas sempre depois do aquecimento, já que o alongamento também pode ocasionar lesões, como estiramentos e contraturas.

* Descansar, pois muitas lesões ocorrem quando, após um período de treinamento, a pessoa não recupera-se do seu treino de forma correta.

* Exercícios são fundamentais, então pratique esportes, pelo menos de 2 a 3 vezes por semana.

* E ao final de seu treino, diminua o ritmo gradativamente, para normalizar a sua pulsação e seu fluxo sanguíneo.

Nenhum comentário: