Na partida entre Volta Redonda e Cruzeiro, aconteceu um lance inusitado, difícil de interpretar, caso você não conhece a regra e também o livro de casos da FIVB. Vamos ao lance, que aconteceu no tie-break.
No momento do ataque do ponteiro Ezinho do Volta Redonda, pela saída de rede, o central Douglas do Cruzeiro faz o bloqueio, a bola volta em direção a quadra do Volta Redonda, bate no pé do central, que ainda está no ar, e vai para fora. O 1º arbitro, da vantagem para o Volta Redonda, enquanto o 2º arbitro da a vantagem para o Cruzeiro.
Quem acertou ?
O 1º arbitro marcou corretamente, mas somente o livro de casos, item 3.41 explica o que encontramos na regra 11.2.1, mas difícil de ser marcado, em virtude do lance inusitado, leia abaixo:
3.41 – Se a bola, bate no pé do bloqueador da equipe A, antes que o pé esteja em contato com o chão, o bloqueador pode estar interferindo na ação da equipe B, em tentar recuperar a bola, sendo falta do bloqueador da equipe A,
mas caso
a bola bata sobre o pé do bloqueador da equipe A, que já está com o pé no chão, e em posição legal, o pé deve ser tratado como se caiu no chão, sendo ponto da equipe A.
Agora o que diz a regra 11.2.1:
É permitido penetrar no espaço adversário sob a rede, desde que isto não interfira no jogo do adversário.
fonte: Livro de casos e regras oficiais da FIVB
Nenhum comentário:
Postar um comentário