segunda-feira, 16 de julho de 2012

Olimpíadas Londres 2012–Análise das seleções no voleibol

Abaixo, uma pequena análise do que assisti de algumas seleções que estarão em Londres 2012.

Seleções masculinas:

Polônia – Uma equipe alta e com ataque e saque muito forte. Conta com 3 grandes atacantes, os ponteiros Kurek e Winiarski e o oposto Bartman, mas quando está atrás no placar, sente a pressão e cai de rendimento, fora uma pequena deficiência no recebimento do saque flutuante, que pode ser bem explorada.

Estados Unidos – Tem um saque bem agressivo, principalmente com Stanley e Anderson, uma defesa bem plantada, mesmo com um sistema de bloqueio que espera até o último minuto pela definição do levantador adversário. Os contra-ataques, geralmente são feitos pelos centrais. Sente a falta de um levantador melhor.

Rússia e Sérvia – Duas seleções muito parecidas. Atletas de boa estatura, ataque de muita força, principalmente a russa, bloqueio alto e montado. Ambas nos momentos decisivos do set, usam muito os opostos Mikhaylov (Rússia) e Starovic (Sérvia), explorando muito o bloqueio adversário.
Para passar pelo bloqueio, o levantador terá que usar bolas rápidas, esperando o máximo possível para definir a distribuição, para tentar fintar o bloqueio destas seleções. A seleção da Rússia por ter mais experiência, leva uma pequena vantagem, principalmente nos momentos de decisão.

Seleções femininas:

Estados Unidos – Tem um bloqueio bem ofensivo, principalmente com a central Harmotto e a oposto reserva Haneef, de boa estatura. Poderio de ataque é forte, com Larson, Logan Tom e Hooker. Diferente da equipe masculina, tem uma boa levantadora Lindsey Berg.

Turquia – Está seleção poderá surpreender nestas Olimpíadas. Darnel, a oposta da seleção, além de atacar bem tem um saque viagem muito forte. A líbero Kuzubasioglu, tem um bom passe.

Rússia – Conta com jogadoras experientes como a oposta Gamova, que é a bola de segurança da seleção quando é preciso virar. Andou tendo alguns problemas, mas continua uma seleção bem difícil de bater, pois tem no bloqueio e no saque, as suas principais armas.

Nenhum comentário: